• By cwm
  • 27 de junho de 2019

4 formas de usar SEO para ganhar dinheiro na internet

4 formas de usar SEO para ganhar dinheiro na internet

4 formas de usar SEO para ganhar dinheiro na internet 150 150 cwm

Nos últimos anos, as tecnologias vêm revolucionando diferentes aspectos das nossas vidas. Elas transformam a forma como nos relacionamos, nos comunicamos e até mesmo trabalhamos. Por exemplo: ganhar dinheiro na internet é cada vez mais comum! E o mundo digital têm hoje um papel econômico cada vez maior.

Para exemplificar, podemos observar o crescimento dos e-commerces no Brasil. Em 2015, o Brasil já estava entre os dez melhores mercados para comércio eletrônico no mundo!

E junto com os e-commerces, o cenário dos marketplaces é muito promissor no país. Eles são plataformas que funcionam como shoppings online, tendo diferentes marcas e vendedores, como Mercado Livre, OLX, Submarino, entre outros.

E em 2017, por exemplo, esses sites conseguiram arrecadar cerca de 20% do faturamento do comércio eletrônico no Brasil.

E dentro da variedade de produtos que encontramos sendo comercializados online, também temos os digitais: materiais em formato digital distribuídos online.

Com tantos empreendimentos para ganhar dinheiro online ou até mesmo gerar uma renda extra, muitas empresas e profissionais estão utilizando as técnicas de SEO para alcançar melhores resultados de Marketing Digital.

Porém, o SEO pode ir muito além disso: as técnicas podem te ajudar diretamente a ganhar dinheiro na internet!


O que é SEO

Search Engine Optimization (SEO), ou melhor, otimização para mecanismos de busca, são técnicas e práticas que tem como objetivo melhorar o ranqueamento de um site nas ferramentas de pesquisa online.

Para ficar mais claro: com boas práticas de SEO, o seu site pode aparecer de forma orgânica e gratuita na primeira página do Google e em outros buscadores dependendo das pesquisas dos usuários.

Essas técnicas são muito utilizadas por profissionais de Marketing Digital, uma vez que ter um bom ranqueamento traz vantagens para seu negócio. Entre elas:

  • com um bom ranqueamento, as chances de visibilidade do seu site aumentam, uma vez que a maioria dos usuários dos buscadores consultam apenas os primeiros links da página de resultados;
  • geralmente, o primeiro resultado nas páginas do Google recebe 30% dos cliques dos usuários;
  • a busca orgânica pode reduzir custos na aquisição de clientes, uma vez que não há gastos financeiros como patrocínio de anúncios por exemplo.

Porém, é preciso estudar e se dedicar muito para concorrer aos primeiros lugares dos buscadores. Muitos detalhes podem influenciar nesta colocação e é melhor estar certo do que está fazendo, não é mesmo?

E não apenas isso: ao se tornar um especialista em SEO, você também aumenta as suas chances de gerar renda online, podendo oferecer diferentes produtos e serviços.

No decorrer do texto, vamos apresentar algumas formas de utilizar as técnicas de otimização para ganhar dinheiro na internet. Não deixe de ler!

1. Utilizar o SEO para destacar seu negócio no mundo digital

Ter uma boa posição na página de resultados de forma orgânica é muito importante para o ganho de autoridade do seu negócio no meio digital.

É possível encontrar bons cursos online sobre o assunto, mas já vamos adiantar alguns tópicos por aqui! Algumas técnicas podem ser empregadas a fim de melhorar o SEO do seu site ou blog. Confira:

Utilize palavras-chave

As palavras-chave são os termos utilizados nos mecanismos de busca para fazer uma pesquisa. Ou seja: é aquilo que você escreve na barrinha de texto quando está procurando alguma informação online.

Pesquisar e utilizar em suas páginas as melhores palavras-chave é uma ótima estratégia de ranqueamento.

Aqui, consideramos como boas keywords aquelas que têm maior probabilidade de levar os usuários ao seu conteúdo. Afinal, o Google e as outras ferramentas de busca usam essas expressões como base para organizarem seus resultados.

Ferramentas como o Google Ads, Ubersuggest e Keyword Tool podem te ajudar na hora de identificar quais palavras-chaves vão te dar o melhor resultado de ranqueamento.

Atenção ao conteúdo

Não basta apenas utilizar palavras-chaves para que seu texto seja bem posicionado no Google e em outros mecanismos.

Na verdade, entre as boas práticas de SEO, é indicado utilizar as keywords com moderação! A repetição exagerada no texto não é bem vista pelos algoritmos que cuidam do ranqueamento, além de ser desconfortável para os usuários.

É importante, então, ter um bom conteúdo, um texto rico de informações, numa linguagem adequada para as suas personas e organizado de uma forma escaneável.

Como assim “escaneável”? Você pode estar se perguntando. Calma, a gente explica: a escaneabilidade é um fator observado pelos algoritmos para definir se um texto está bem estruturado e organizado na página.

Algumas boas práticas nesse sentido são:

  • evitar frases e parágrafos muito grandes;
  • fazer listas com tópicos ou números;
  • utilizar títulos e intertítulos para dividir o conteúdo do texto;
  • fazer uso de diferentes mídias, como imagens, gráficos e vídeos.

E há também outras configurações de texto que auxiliam na melhora de seu conteúdo.

O recurso de alt text, ou texto alternativo, pode e deve ser utilizado para descrever imagens. Ele é importante para indicar ao Google que imagens estão sendo utilizadas no texto, além de ser uma opção para a inserção de palavras-chave ao longo do conteúdo.

Um outro fator muito interessante em relação ao alt text é o da acessibilidade. Muitas pessoas com deficiência visual fazem uso de softwares e leitores de tela que narram todo o conteúdo da sua página, inclusive o texto alternativo das imagens.

Por isso, além de utilizar sua palavra-chave nesta área, uma boa ideia é descrever o que está exatamente na imagem para que esses leitores não percam nenhuma informação do texto.

Configure sua página corretamente

Não é só com o texto que você deve se preocupar na hora de investir no SEO de seu site. A configuração da sua página também precisa estar em dia com as boas práticas das ferramentas de busca!

Sites responsivos, por exemplo, geralmente são mais valorizadas pelos algoritmos. Ou seja: sua página deve ter versões web e mobile de boa qualidade.

É interessante observar que todas as funções da sua página que são exibidas no desktop também devem estar disponíveis nas telas dos celulares. Assim, ela estará de acordo com o que o Google considera mais adequado e também o que é mais confortável para os usuários.

A configuração das URLs também é muito importante para o ranqueamento. Quanto mais simples e amigáveis, melhor! Tanto para os usuários, que vão memorizar seu endereço mais facilmente, quanto para os algoritmos das ferramentas de busca.

2. Ganhar dinheiro na internet com produtos digitais

Estudar e se tornar um especialista em SEO não vai apenas te ajudar a potencializar o marketing do seu negócio, mas também empreender de novas formas.

Como falamos anteriormente, os produtos digitais estão cada vez mais populares. Muitos profissionais vêm comercializando conteúdos online, principalmente se eles têm muito a compartilhar sobre algum assunto relevante.

E você pode compartilhar seus conhecimentos sobre SEO em forma de produtos digitais! Existem diferentes formas de fazer isso, por exemplo:

  • vendendo cursos online sobre SEO;
  • escrevendo ebooks sobre como analisar resultados de SEO;
  • criando infográficos que ensinem como escolher palavras-chave;
  • redigindo manuais sobre como utilizar ferramentas de análise de SEO.

Essas são apenas algumas ideias de conteúdo que você pode comercializar digitalmente ao reunir seus conhecimentos e estudos sobre as práticas de SEO, mas existem muitas outras possibilidades!

3. Abrir o seu próprio negócio sobre SEO

Ao se tornar referência sobre um assunto, novas oportunidades para ganhar dinheiro na internet passam a existir.

Com conhecimentos de SEO, além de oferecer produtos digitais e potencializar seu negócio já existente, você também pode prestar serviços com sua nova especialidade.

Diversas empresas buscam por profissionais freelancers ou até mesmo por agências especializadas na produção de conteúdo com técnicas de SEO e apresentação de palestras também é uma opção!

Assim como os cursos online que citamos anteriormente, existem muitas possibilidades para que um especialista possa compartilhar seus conhecimentos. Seja presencialmente ou através de webinários, é possível gerar renda apresentando seus conhecimentos sobre SEO.

Em todas as sugestões citadas, é possível trabalhar remotamente, com prazos flexíveis e com clientes variados. Além disso, ao prestar esse tipo de serviço, você acaba aprendendo um pouco mais todos os dias e ampliando o network!

4. Realizar consultorias para outros negócios

Como dissemos, muitas empresas buscam por redatores e agências especializados na produção de conteúdo com SEO.

No caso de organizações com equipes de Marketing já formadas, é comum que os gestores contratem consultores para auxiliar na aplicação das técnicas e na análise de resultados.

Atuar como consultor voltado para SEO também é uma oportunidade para ganhar dinheiro na internet!

Assim como os outros exemplos citados, é possível oferecer seus serviços de forma presencial, semi-remota ou totalmente à distância, podendo se adequar para o que for ideal para você e para a empresa para a qual você vai prestar seu serviço.

Desde utilizar as técnicas de SEO para melhorar o negócio que você já tem, até usar seus conhecimentos para criar novos empreendimentos, são muitas as oportunidades para ganhar dinheiro na internet através de SEO, não é mesmo?

Leave a Reply

Join our Newsletter

We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.

Contact Us

We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.