A importância do tráfego pago e orgânico para seu e-commerce em 2023

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A importância do tráfego pago e orgânico para seu e-commerce em 2023

Índice

Tráfego é um dos maiores benefícios que um e-commerce pode obter em suas operações, principalmente em tempos de baixo alcance em redes sociais.

Estratégias Digitais

A razão é que construir tráfego consistente manter seu negócio virtual sempre movimentado, apresente seus produtos com mais confiança e permita esse movimento para se tornarem clientes.

Diante disso, sabia que existem dois tipos de tráfego para sites. Em teoria, eles são opostos. Na prática, eles não só podem trabalhar juntos, mas devem trabalhar juntos!

Ou seja, uma estratégia de marketing digital de sucesso investe em ambos: tráfego pago e tráfego orgânico para converter suas diferenças em complementos.

as empresas definem e analisam suas bases de dados de clientes para conhecê-los melhor. Ele conclui: “As estatísticas ajudam a estudar o comportamento e as preferências dos consumidores, para dar-lhes o melhor serviço possível.

Philip Kotler

Então, antes de entrarmos nos detalhes de como iniciar uma estratégia, vamos dar uma rápida explicação de como isso tudo funciona? Bora lá?

O que é tráfego pago em 2023?

tráfego pago pode ser conseguido dentro de diversas plataformas na internet, que promovem ou expõem o conteúdo da sua empresa enquanto você paga por isso.

Alguns exemplos desses canais são:

  • Google Ads;
  • Instagram Ads;
  • Facebook Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Twitter Ads;
  • Sites e blogs (publicidade nativa, banners ou publi editoriais).

Nas plataformas citadas acima, há a possibilidade de seleciona todos tipo público-alvo que receberá o conteúdo a partir de dados demográficos e sociais. Assim, os resultados logo começam a surgir.

O que é considerado tráfego orgânico em 2023?

tráfego orgânico é feito através de web sites próprios, criados para compartilhar conteúdo e incentivar, espontaneamente, interações do público-alvo com a empresa.

Tráfego Orgânico

Exemplos de canais são:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais.

Neles, as interações podem ser:

  • Acessos à página;
  • Curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Visualizações;
  • Conversões.

Diferente do tráfego pago, os resultados do tráfego orgânico acontecem a longo prazo, mas acredite: são de longo prazo!

Como começar com tráfego pago em 2023?

O tráfego pago é um forte aliado para alavancar uma estratégia de e-commerce, pois seu foco geralmente é o público que já busca as soluções oferecidas pela empresa.

Tráfego pago

Portanto, um fator crucial para o Sucesso de uma estratégia de tráfego pago é uma segmentação adequada onde os grupos de anúncios são definidos considerando o público-alvo, características gerais de um produto ou até mesmo condições especiais como promoções.

Dessa forma, a segmentação auxilia no melhor aproveitamento dos investimentos realizados e é fundamental para uma acompanhamento mais preciso dos resultados da estratégia. Afinal, você está lidando com um determinado custo por conversão que deve valer a pena. Não é?

Trabalhando com as segmentações

O primeiro passo para criar estratégias de tráfego pago bem-sucedidas é, portanto, identificar as segmentações, por exemplo, com base nas possíveis palavras-chave que os clientes usam para encontrar as soluções da sua empresa.

Com isso em mente, você precisa pesquisar o volume de pesquisa dessas palavras para entender o potencial do mercado.

  • Algumas perguntas neste momento podem ajudar você a identificar essas palavras-chave, por exemplo:
  • Quais são os produtos mais competitivos?
  • E os produtos com as melhores condições de pagamento?
  • Qual é único, exclusivo ou tem condições especiais?
  • Quais oferecem ao seu negócio a melhor margem de lucro ?
  • As três primeiras perguntas ajudam a identificar os produtos que têm maior potencial para chamar a atenção do cliente em meio a outras propagandas.

Um produto com boa margem de lucro, por sua vez, ajuda a aumentar o proporção de melhorar as estratégias de custo e retorno. Isso é especialmente importante no início da sua estratégia de marketing digital para tráfego pago!

Não se esqueça que quando uma empresa entra no mundo do tráfego pago, você tem estimativas de ROI porque tudo é muito bem rápido e dinâmico, é importante colocar a primeira estratégia em prática para obter estatísticas mais precisas. Com base nisso, também é importante que você não espere muito para aplicar as correções e melhorias necessárias. Para a direita?

Como criar seus anúncios em 2023?

Quando se trata de tráfego pago, apenas mostrar um produto não basta: ele deve oferecer vantagens sobre seus concorrentes.

Em um canal como o Google Shopping, por exemplo, a comparação entre diferentes e-commerces é fundamental. O cliente vê várias opções de compra do mesmo produto lado a lado – e certamente é atraído pelo menor preço.

Também no Google Ads, a busca mostra ao cliente vários anúncios e resultados orgânicos semelhantes e a maioria apenas clica nos links, que mais chamam a atenção.

Portanto, é fundamental para o sucesso do anúncio a oferta de condições específicas de preço, pagamento ou entrega, que devem estar explicitamente indicadas no mesmo.

Agora os anúncios nas redes sociais têm mais espaço para falar sobre as características de um produto, o que permite um conteúdo mais detalhado e descritivo. Também é importante ter fotos e vídeos interessantes, pois esse será o primeiro contato com o cliente.

Gostaria de ver exemplos de mapas usados ​​em anúncios em redes sociais? Apenas olhe:

Esse tipo de estratégia costuma dar melhores resultados de conversão direta. Canais como Google Shopping e Google Ads agora são frequentemente usados ​​para construção e expansão de marcas.

Você também pode entender melhor como o Google AdWords (atualmente Google Ads) funciona no vídeo a seguir:

Como iniciar de forma correta no tráfego orgânico em 2023?

As estratégias destinadas a obter tráfego orgânico estão no centro das histórias de sucesso do marketing digital. Isso porque são uma boa escolha a médio e longo prazo.

Ações como produzir conteúdo relevante para o público fazem muito mais do que direcionar tráfego para o e-commerce da empresa: também geram valor, geram confiança e aumentar a autoridade da marca.

Essa é uma forma extremamente eficaz de mostrar que a empresa sabe do que está falando e também de desenvolver um relacionamento mais aberto com seu público. No entanto, apenas postar conteúdo não é suficiente!

Uma boa estratégia de tráfego orgânico requer muito planejamento para garantir que o conteúdo seja original e de alta qualidade. Acima de tudo, é importante entender que tipo de conteúdo seu público consome e como ele chega até eles.

Identificando as principais linhas de produto

Para iniciar de forma correta uma estratégia de conteúdo e atrair tráfego orgânico para o seu e-commerce, é indispensável identificar primeiramente quais são os usos mais importantes das principais linhas de produto

Os agrupamentos  corretos podem ser feitos baseados em:

  • Características dos produtos; 
  • Seus usos; 
  • Segmentação de públicos.

Por exemplo, imagine que um e-commerce trabalhe com vinhos. Algumas linhas de produto podem ser: 

  • Vinhos tintos;
  • Vinhos brancos;
  • Vinhos para acompanhar carnes vermelhas;
  • Vinhos para acompanhar aves;
  • Vinhos importados; 
  • Vinhos raros.

As duas primeiras categorias se referem às características do produto. As próximas duas, aos seus usos. As duas últimas, a públicos específicos, que tomam vinhos importados e colecionáveis.

Selecionando as melhores palavras-chave em 2023

O próximo passo é escolher as melhores palavras-chave para trabalhar nos conteúdos de cada grupo. No geral, utilizam-se diversas ferramentas nesse processo, como:

  • SEMrush para identificar o volume de buscas dos termos;
  • Google Trends, que ajuda a encontrar tendências e padrões de buscas;
  • RD Station, que possui a função de lead tracking, importante na segmentação de público. 

O objetivo aqui é construir uma base sólida de conteúdo de palavras-chave de baixa concorrência e muitos links internos que podem acelerar o crescimento e apoiá-lo quando você começar a trabalhar com as palavras-chave mais competitivas.

Uma boa tática, por exemplo, consiste de criar cerca de 70% do conteúdo com palavras-chave com pouca concorrência – as caudas longas. Assim, 30% do conteúdo utiliza os mais populares, aumentando gradativamente a proporção de seu uso.

Conclusão

Entendendo como o tráfego pago e o tráfego orgânico funcionam, você saberá como gerá-los separadamente ou em conjunto. Com isso, agora o seu e-commerce também pode crescer muito mais no mercado em que atua!

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aUTOR: vERGILIO tOLEDO

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