Como Usar o WhatsApp Para Vendas em 2022?

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Como Usar o WhatsApp Para Vendas em 2022?

Índice

Saiba como a versão empresarial do WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a atrair mais clientes empresariais, aumentando assim a receita da sua empresa.
O uso de smartphones no Brasil aumentou tanto que, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), o número desses aparelhos já supera a população do país. Está correto! Matematicamente, há mais de 1 smartphone para cada brasileiro (são mais de 240 milhões de aparelhos enquanto a população do Brasil é de 214 milhões).

O fascínio que esses smartphones exercem sobre as pessoas pode ser explicado pelas diversas funcionalidades e possibilidades de entretenimento, comunicação, trabalho e estudo que os aplicativos criados para smartphones oferecem.

E um deles O aplicativo mais famoso e baixado do Brasil é justamente uma plataforma de mensagens instantâneas que permite que as pessoas estejam sempre em contato e se comuniquem: o WhatsApp.

Venda pelo Whatsapp
Venda pelo Whatsapp

A popularidade do Whatsapp entre os brasileiros é tamanha que uma pesquisa constatou que 99 dos celulares do Brasil possuem o aplicativo de mensagens instalado. Até supera redes sociais com bilhões de usuários em todo o mundo como o Instagram no que diz respeito aos hábitos e preferências dos usuários de smartphones no Brasil.

É claro que as empresas e o próprio WhatsApp já buscam uma forma de usar o aplicativo como vitrine de produtos e serviços, para promover negócios e como canal de comunicação para fortalecer o contato das empresas com potenciais clientes.

Neste post, a Agência Connect web marketing , agência de Marketing Digital apresentará as oportunidades comerciais que o WhatsApp disponibiliza para as empresas, explicando detalhadamente o que é o WhatsApp Business e como ele pode ajudá-lo a atrair potenciais clientes B2B (ou seja, atrair clientes corporativos) para aumentar as vendas da sua marca.

O que você vai ler sobre WhatsApp para Vendas em 2022:

O que é o WhatsApp?
Desenvolvido em 2009 e adquirido pela Meta (que também possui o Facebook e o Instagram) em 2014, o WhatsApp é um aplicativo bastante popular e com milhões de downloads entre usuários de smartphones. Com o WhatsApp, você envia e recebe mensagens instantâneas de texto e voz, compartilha imagens e vídeos e faz ligações e videochamadas.

Recentemente, a plataforma lançou novas funções para que as pessoas possam realizar pagamentos e encontrar empresas sem sair do WhatsApp. Basta selecionar o tipo de negócio (por exemplo, restaurante, salão de beleza, agência de marketing digital etc.) ou digitar o nome da empresa na barra de buscas do aplicativo e o WhatsApp te retorna o perfil comercial que a marca possui no WhatsApp Business.

O que é e como configurar o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de mensagens e possui recursos adicionais em relação à versão tradicional, que focam em ajudar a divulgar empresas e facilitar a comunicação entre elas e seus potenciais clientes.

Entre as funcionalidades extras, está a possibilidade de incluir informações sobre o local de funcionamento, horário de atendimento, outras formas de contato e ainda exibir um catálogo com os produtos ou serviços que a sua marca oferece. Os clientes podem, inclusive, fechar a compra e realizar o pagamento de um produto ou serviço por meio do perfil do negócio no WhatsApp Business.

Além disso, a versão business do WhatsApp fornece mais segurança para que os consumidores não sejam vítimas de fraudes ou golpes e possam confirmar que um negócio de fato existe com base nas informações que são exigidas para que as empresas criem uma conta na plataforma.

Veja abaixo 6 passos para criar uma conta comercial para a sua empresa no WhatsApp Business:

Baixe o WhatsApp Business da App Store;

Venda Mais pelo Whatsapp
Venda Mais pelo Whatsapp

Depois de ler e aceitar os termos de uso dos aplicativos, insira o número do telefone comercial e selecione o código do país;
Proceda para receber o código de verificação via SMS ou ligue e insira os 6 dígitos fornecidos;
Autorize o WhatsApp a acessar suas fotos e lista de contatos;
Crie sua conta digitando o nome da sua empresa, categoria da empresa e uma foto de perfil;
Para concluir a criação do perfil, insira os detalhes da empresa, como endereço comercial, horário de funcionamento e outras informações relevantes sobre a empresa.

Por que usar o WhatsApp Business para vendas em 2022?

Como você viu nas pesquisas que citamos, os brasileiros não vivem sem WhatsApp e usam esse aplicativo por horas todos os dias. Motivo suficiente para as empresas explorarem o potencial que a versão empresarial do aplicativo de mensagens instantâneas tem para gerar leads (ou potenciais clientes) e vendas.

E não falamos apenas sobre clientes potenciais B2C (ou seja, business-to-consumer), mas também clientes B2B (ou seja, business-to-business). Porque muitas empresas também utilizam o WhatsApp como forma de comunicação entre funcionários e departamentos, principalmente por meio de grupos criados na plataforma.

Já imaginou compartilhar o perfil da sua empresa ou do seu produto ou serviço no grupo de? uma empresa fazendo uma oferta para um novo fornecedor? A praticidade e o nível de detalhamento que um perfil comercial oferece são excelentes motivos para você usar o WhatsApp Business para atrair clientes B2B.

Esses clientes empresariais (ou B2B) são muito valiosos porque possuem um ticket médio maior e realizam um volume de compras maior em relação aos consumidores finais. Além disso, existe a possibilidade de renovar o contrato de fornecimento e assim manter um fluxo contínuo de encomendas e, consequentemente, de faturação.

4 recursos exclusivos do WhatsApp Business para o seu negócio

Atualmente, muitas empresas já usam o WhatsApp em sua versão Business para vender seus produtos e serviços, receber e enviar orçamentos, prestar atendimento, suporte e assistência técnica etc. Veja 4 funcionalidades exclusivas que o WhatsApp Business disponibiliza para você prospectar mais clientes empresariais.

1. Catálogo
Essa função do WhatsApp Business permite que você apresente os produtos ou serviços da sua empresa diretamente na sua conta comercial na plataforma. Dessa forma, você consegue fornecer aos clientes a descrição, o preço, fotos e outros dados sobre os produtos ou serviços que a sua marca oferece.

2. Link Curto
Esse recurso facilita o contato entre a sua empresa e os potenciais clientes por meio de um link reduzido e gerado automaticamente que possibilita que as pessoas iniciem uma conversa com o seu atendimento no WhatsApp Business.

3. Ferramentas de Mensagens
A plataforma também oferece a funcionalidade de modelos prontos de mensagens para que você possa responder os contatos recebidos. Você pode ainda elaborar uma mensagem de saudação, de ausência e de respostas rápidas para as perguntas mais frequentes. Essas mensagens são enviadas automaticamente para quem entrar em contato com a sua conta comercial.

4. Etiquetas
Essa função do WhatsApp Business facilita a sua vida porque te ajuda a categorizar, separar e organizar os contatos e mensagens recebidas por meio de etiquetas como “novos clientes”, “pagamento realizado”, “oportunidades”, entre outras possibilidades e necessidades que o seu negócio tenha.

3 ferramentas para fazer a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) no WhatsApp Business

Com a concentração dos atendimentos e das vendas na própria plataforma do WhatsApp Business, surge o desafio de fazer a gestão dos contatos de forma otimizada e sem a necessidade de usar muito tempo para lançar dados e mensagens em uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Felizmente, já existem no mercado algumas extensões de ferramentas de CRM que podem ser integradas ao WhatsApp Business, na versão web ou no aplicativo, para gerenciar e automatizar ações realizadas na plataforma. Veja 3 dicas de CRMs para você acompanhar, analisar e organizar seus contatos e conversas no WhatsApp Business.

1. WhatStation
Essa extensão gratuita criada pela RD Station permite manter seu CRM atualizado sem que você precise sair do WhatsApp Web, usando as principais funcionalidades da RD Station CRM. Você será capaz de criar, atualizar e fechar negociações com essa ferramenta, além de elaborar mensagens personalizadas, anotações, tarefas, salvar o histórico de conversas, entre outros recursos.

2. Integração com o WhatsApp da HubSpot
Quem quiser investir nessa solução criada pela HubSpot terá acesso a uma visão completa do histórico de mensagens de cada cliente, além da possibilidade de automatizar e personalizar mensagens de boas-vindas, textos para abandono de carrinho e comunicações baseadas em compras já realizadas por um cliente.

3. Agendor
Essa ferramenta de CRM permite que você gerencie os processos comerciais e as equipes de vendas na versão web e mobile do WhatsApp Business. Os recursos dessa solução possibilitam criar contatos, salvar conversas no histórico de um contato ou negócio, vincular um número de telefone a um contato, entre outras funcionalidades.

Como criar um script de vendas para o WhatsApp Business em 2022?

Não basta contar com uma ferramenta repleta de recursos como o WhatsApp Business e uma solução de CRM que gerencia e armazena os dados mais relevantes dos seus contatos. É importante saber segmentar, interagir e se comunicar com os clientes B2B com os quais sua empresa se conecta ou que enviam mensagens para sua marca.

Portanto, é importante ter um roteiro ou roteiro de vendas para liderar e orientar as negociações entre o atendimento ao cliente da sua empresa e os clientes em potencial B2B que estão interessados ​​em saber mais sobre o que sua empresa tem a oferecer.

Além disso, o roteiro prepara a equipe de vendas para contornar possíveis objeções frequentes de clientes empresariais em relação ao preço do produto ou serviço, hesitação em tomar a decisão de compra (que é mais demorada e burocrática em clientes B2B), entre outros.

Veja 3 dicas para começar a preparar o seu roteiro de vendas para o WhatsApp Business:

1. Conheça bem sem cliente ideal
A persona é um perfil fictício criado com base em características e necessidades de clientes reais. Criar a(s) persona(s) B2B que o seu negócio pretende impactar é importante porque vai te ajudar a entender o tom a ser usado na abordagem, os problemas que os prospects B2B (ou funcionários dos leads empresariais) enfrentam no dia a dia e qual a solução que a sua marca pode oferecer para resolver a questão da empresa.

2. Defina as etapas do roteiro
Diferentes negociações e diferentes contatos exigem diferentes abordagens. Por isso, tenha em mente as diferentes etapas da jornada de compra e do funil de vendas em que os prospects corporativos podem estar. A partir disso, elabore mensagens para o primeiro contato, para educar os leads sobre o que a sua empresa faz, para ofertar o produto ou serviço diretamente, para contornar objeções etc.

3. Teste o script de vendas
Depois de elaborar o(s) script(s), é hora de aprender na prática o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado no roteiro. Para isso, você pode repassar o script com a equipe de vendas, simulando contatos com clientes, colocando em ação as etapas das abordagens e verificando eventuais ajustes com base em possíveis respostas que possam surgir durante o teste.

Whatsapp para vendas
Whatsapp para vendas

 

Descubra o potencial do WhatsApp para vender mais para clientes em 2022!

O WhatsApp está nos celulares de milhões de brasileiros. E atualmente, o meta-aplicativo não é mais usado apenas para troca de mensagens, fotos e vídeos entre usuários. As empresas já utilizaram todas as possibilidades que o WhatsApp oferece para converter clientes e vendas.

Neste artigo, você aprendeu que a versão comercial do WhatsApp oferece recursos exclusivos para empresas que criam uma conta comercial na plataforma. Sua empresa pode ser contatada por leads e pode apresentar produtos e serviços em um catálogo visível no perfil comercial da marca no WhatsApp Business.

Você também ouviu sobre as dicas que demos sobre ferramentas de CRM sobre como gerenciar e organizar os contatos e mensagens que sua empresa recebe no WhatsApp Business, além de recomendações para criar um roteiro de vendas eficiente e atraente para engajar, informar e responder aos clientes em potencial. na plataforma.

Pessoas e empresas estão cada vez mais conectadas e presentes na Internet. Por isso, sua marca também deve estar presente no ambiente digital para interagir com potenciais clientes e mostrar o que eles fazem de melhor para facilitar o dia a dia dos clientes empresariais que possuem ticket médio maior e podem gerar receita maior e recorrente. para seu negócio.

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aUTOR: vERGILIO tOLEDO

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