Marketing Digital em 2023: o que é e como funciona?

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Marketing Digital em 2023: o que é e como funciona?

Índice

Vamos fazer passo a passo! Primeiramente me apresento ao leitor: muito prazer! Meu nome é Vergilio Toledo e desenvolvi esse texto para ajudar a todos a  entender mais sobre marketing digital!

Outbound Marketing
Outbound Marketing

Você já deve ter ouvido falar sobre isso, mas você realmente sabe o que é marketing digital e como ele funciona?
No final do texto vou te contar: o que é marketing digital, como funciona e como começar a usar. Vamos lá?

De onde veio e para onde está indo o Marketing Digital?

Nos primórdios da Internet, os sistemas eram desatualizados e as páginas eram muito simples. Não havia canais de interação entre empresas e clientes. A comunicação era unidirecional, como nos métodos tradicionais de marketing.

A internet evoluiu e por volta dos anos 2000, o marketing digital começou a surgir. O crescimento do número de usuários tem levado as empresas a investirem cada vez mais neste setor, resultando em grande evolução técnica e tecnológica.

Acompanhamos todo esse movimento e assim como o marketing digital, também estamos em constante evolução e adaptação cada vez mais às necessidades de marcas e perfis de público.

Mesmo que seja reinventado continuamente, uma coisa não muda: conteúdo de alta qualidade e extremamente personalizado é a base para qualquer marketing digital de sucesso. Sei que pode parecer parecido, mas dizer a coisa certa na hora certa e para o público certo é importante – tanto que essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo.

Qual é a História do Marketing Digital?

Se você já nasceu na década de 90, sabe que muita coisa mudou no meio digital até chegarmos ao que temos hoje. A propósito, você se lembra de quando usou a internet pela primeira vez? Isso parecia tão na moda, não é mesmo?!

Bem, o marketing também evoluiu a partir do momento em que as empresas viram nesse novo espaço virtual uma excelente oportunidade de ser encontrada por milhões de pessoas.

Isso mesmo: o marketing digital revolucionou a forma como as marcas divulgam seus produtos e serviços – mas não podemos esquecer que até pouco tempo ter internet em casa não era fácil a não ser na rua (já que smartphones nem existiam!).

Então o marketing teve suas raízes off-line quando a divulgação ainda precisava ser feita pela mídia tradicional:

Marketing offline – Analógico

Marketing impresso

Aqui não estamos falando só de revistas e jornais, mas também de cartazes, folhetos, panfletos, cartões, correspondências ou qualquer outro tipo de material impresso.

Marketing no rádio

Como esquecer os jingles que marcaram época? Por muito tempo, o rádio foi o nosso principal meio de comunicação, até a chegada da TV. Ainda hoje, os anúncios no rádio são utilizados, principalmente quando a intenção é atingir um público amplo e localizado em uma região específica.

Marketing na TV

Muitos dos conteúdos que consumimos hoje na Internet (principalmente em vídeo) vieram de adaptações da TV. É uma mídia que continua passando credibilidade e, não à toa, costuma ser usada em sintonia com as campanhas online.

Marketing no telefone

Quem nunca recebeu uma ligação de alguma empresa oferecendo um produto ou serviço?!

Muita gente considera essa abordagem antiquada e invasiva, mas hoje, graças à tecnologia, as equipes conseguem segmentar o público e ligar para as pessoas certas, diminuindo esse incômodo.

A Internet e o surgimento do Marketing Digital

Podemos dizer que o marketing digital surgiu com a popularização da internet por volta da década de 1990. No início – era conhecida como Web 1.0 – havia poucos sites e eram bem diferentes do que são hoje.

Marketing Inbound
Marketing Inbound

Os sites eram bem básicos e não havia interação com o usuário. Resumindo: a pessoa apenas visitou a página, leu o conteúdo e saiu.

A partir de 1994, ano em que surgiu o primeiro banner clicável, as coisas começaram a mudar:

Alguns poucos anos depois, vieram os primeiros serviços de e-mail gratuitos, até que, em 1998, foi lançado o buscador que mudou a história da Internet: o Google.

A virada do milênio foi marcada por outros grandes acontecimentos, como o advento das enciclopédias virtuais, dos blogs e das redes sociais – o Facebook, por exemplo, foi lançado em 2004 (assim como o saudoso Orkut!).

Com isso, os usuários deixaram de ouvir passivamente o consumo de informações e passaram a ter a oportunidade de produzir seu próprio conteúdo e trocar ideias com outras pessoas. Foi assim que as comunidades virtuais deram origem à Web 2.0, mais dinâmica e colaborativa.

Foi também onde as grandes marcas perceberam que gerar conteúdo online é uma ótima estratégia de branding. Se antes eles tinham que ir até os clientes (outbound marketing), agora os clientes vão até eles (inbound marketing).

Depois vieram smartphones e redes móveis (3G, 4G) e fizeram o acesso à grande rede ainda mais possível. Para se ter uma ideia, em 1999 havia cerca de 280 milhões de usuários de internet no mundo. Em 2014, esse número subiu para quase 3 bilhões!

Esse grande aumento no tráfego de pessoas no ambiente digital obrigou as marcas a migrarem também para o online. Porém, aos poucos as empresas perceberam que o grande alcance da rede não era a única vantagem do marketing digital sobre o marketing offline.

Qual a diferença entre Marketing e Marketing Digital em 2023?

No marketing digital, com um investimento inicial bem menor, é possível direcionar os anúncios para públicos específicos – divididos por localidade, gênero, idade, interesses… – e o mais importante, mensurar os resultados das campanhas em tempo real, ou seja , para saber quantas pessoas viram o anúncio, clicaram e compraram.

Ao contrário da publicidade em TV, rádio e outdoor, pela primeira vez as empresas podem escolher exatamente quem vê seu anúncio e ainda descobrir exatamente qual é o retorno sobre o investimento foi (ROI).

Você já pensou em como isso facilitou a conversão do cliente? A Connect web marketing pensou nisso quando foi fundada em 2007. Sim! Mesmo assim, sabíamos que o marketing de conteúdo e o posicionamento online mudariam completamente o rumo dos negócios.

O que é Marketing Digital em 2023?

Agora que você já sabe um pouquinho da história do Marketing Digital e a diferença dele para o marketing tradicional, chegou a hora de aprofundarmos o assunto. Vem comigo!

Não tem segredo: marketing digital é marketing feito em um ambiente digital. Tão fácil! Isso permite que as empresas se aproximem de seu público, e é aí que elas precisam saber se comunicar bem.

Além de facilitar a comunicação direta e personalizada entre empresas e consumidores, outro ponto fundamental também é a análise de key performance indicadores (KPIs ) que permitem determinar se uma campanha está ou não no bom caminho e permitir os ajustes necessários.

Confira mais sobre o que é Marketing Digital abaixo:

Significado de Marketing Digital

Podemos resumir o conceito de marketing digital como um conjunto de estratégias utilizadas para buscar, adquirir e converter clientes no ambiente digital. No entanto, ao contrário do marketing tradicional, o digital tem a tecnologia como um grande facilitador. Certo?

Assim ele consegue atingir todos esses objetivos com mais eficiência usando os diversos canais da internet – sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing…

O marketing digital ainda é excelente para o fortalecimento do marca e, portanto, melhores números de vendas! Ainda não está convencido? Me siga:

O que significa Marketing Digital para um profissional da área?

Quem não é do ramo costuma pensar que o profissional de marketing digital é a pessoa que passa o dia todo no Instagram, mas, na verdade, trabalhar com estratégias digitais vai muito além de gerenciar redes sociais. Aliás, costumo enfatizar: Profissionais de marketing também devem saber alguma coisa sobre vendas!

Não adianta produzir conteúdo com frequência, atrair milhares de seguidores e não saber o que fazer para convertê-los em clientes. Afinal, ninguém quer investir em algo para perder dinheiro, não é mesmo?

Além disso, entender de gente é preciso. Porque o marketing na Internet não é uma via de mão única: as marcas estão constantemente em contato com os clientes, recebendo feedback positivo ou negativo. Por isso, conhecer a persona e saber se relacionar com ela é fundamental. Viu?

Outro problema que o profissional deve ter em mente é que nem sempre as estratégias planejadas trazem os resultados esperados. Não há fórmula mágica. Errar faz parte do processo e é preciso saber lidar com eles. No entanto, um dos grandes benefícios do marketing digital é que ele fornece dados suficientes para verificar onde está o erro e corrigi-lo. Isso é o que Guilherme chama de erro organizado:

Não à toa, pesquisas mostram que os investimentos das marcas em presença online têm crescido a cada ano. Mas por que será que investir em Marketing Digital é tão importante para quem deseja ampliar os lucros? Vamos entender isso agora!

Marketing Digital: como funciona em 2023?

A Internet é muito mais dinâmica: basta pegar o exemplo das redes sociais. A empresa cria uma ação específica – ou se posiciona diante de um evento – e tem um feedback do consumidor em tempo real que pode ser usado como um termômetro para medir a aceitação de determinado conteúdo.

Falando Além de medir, a medição é também dos resultados das estratégias perseguidas no ambiente digital com muito mais facilidade e precisão. É ainda possível customizar certas ações durante sua execução: se você achar que os resultados não correspondem às expectativas, basta seguir novos rumos.

Por exemplo: Graças ao Marketing Digital, conseguimos realizar a eles um levantamento preciso dos resultados das ações realizadas no projeto de inbound marketing.

Para que serve o Marketing Digital em 2023?

Trabalhar com estratégias online costumava ser privilégio de empresas mais conscientes que podiam fazer investimentos realmente grandes principalmente na construção de um bom site. Felizmente, hoje em dia o acesso a esse tipo de serviço e estratégia está cada vez mais fácil, e até pequenos empresários podem trabalhar com estratégias de marketing digital:

A Importância do Marketing Digital

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2020, aproximadamente 81% dos brasileiros com 10 anos ou mais já possuem acesso à Internet. Além disso, no ranking das populações mundiais que passam mais tempo por dia conectadas, a população brasileira está em terceiro lugar.

Fica cada vez mais fácil entender por que as empresas estão preferindo investir no ambiente digital, certo? Só que a dúvida que muitas vezes eu recebo é:

O Marketing Digital funciona para todas as empresas?

A verdade é que o marketing digital pode ajudar micro, pequenas, médias e grandes empresas a captar mais oportunidades de negócios. É um universo gigantesco que traz consigo inúmeras vantagens como: B. menor preço, maior alcance, segmentação e mensuração de resultados.

Diferente dos anúncios na TV ou nas revistas (que custam caro), a divulgação na Internet é muito mais barata e literalmente qualquer empresa — pequena, média ou grande — é capaz de criar uma estratégia personalizada, mesmo com baixo orçamento.

Outro ponto que considero muito benéfico é a incrível capacidade de segmentação do público. Você tem pouco dinheiro para investir? Sem problemas. Na web, você pode colher os benefícios com mais eficiência porque pode, por exemplo, escolher as características de quem vê seus anúncios.

Ah, sem falar que, com as métricas em tempo real, é fácil medir os resultados e determinar se o seu investimento realmente valeu a pena.

Marketing Digital para Pequenas Empresas

Se sua empresa ainda é pequena, você pode começar cadastrando o endereço e outras informações sobre ela no Google Business. Começar um blog e gerar conteúdo nas mídias sociais também pode ajudá-lo a ser encontrado por mais pessoas. Se você tiver orçamento para investir em anúncios no Google, Facebook e Instagram, melhor ainda!

Marketing Digital para Médias Empresas

Aqui já dá para investir mais um pouquinho em Marketing de Conteúdo, usando técnicas de SEO que melhorem o ranqueamento do site no Google. Além disso, é importante ter uma ferramenta de automação de e-mail marketing — como o RD Station e o HubSpot — para nutrir os leads e aumentar as chances de conversão.

Marketing Digital para Grandes Empresas

Com um orçamento maior, o ideal é ter uma equipe de especialistas em marketing digital à sua disposição – e sua empresa pode contar com a experiência de mais de 15 anos da Connect web marketing!

Saber usar mídia paga – estratégias planos e mídia orgânica os resultados costumam ser muito bons, já que conseguimos para nós mesmos e para clientes como a Famyle.

Marketing Digital para Empresas B2C

B2C é a sigla em inglês para Business to Consumer ou “negócio para consumidor”. São empresas que vendem seus produtos ou serviços para pessoas físicas, ou seja, para o consumidor final.

Sendo assim, as estratégias de Marketing Digital B2C costumam atingir um público mais amplo e gerar um volume de vendas maior, embora o ticket médio seja menor.

Marketing Digital para Empresas B2B em 2023

B2B significa business to business ou business to business. Nesse caso, a empresa oferece seus produtos ou serviços para outra empresa.

Desta forma, o plano de marketing deve ser totalmente diferente do modelo B2C, pois as negociações B2B levam mais tempo por não serem motivadas espontaneamente, mas através de um longo (e muitas vezes burocrático) processo analítico.

O papel do Marketing Digital para uma empresa

Como já vimos, ninguém quer ficar de fora do mundo online, principalmente porque traz muito mais possibilidades quando comparado ao marketing offline.

Não importa de qual ramo a sua empresa é, o tamanho dela, nem se o orçamento é limitado. Se você tiver um bom posicionamento na Internet e usar as ferramentas certas, é possível conseguir todas essas vantagens:

  • educar o mercado;
  • aumentar o conhecimento de marca da empresa;
  • reforçar os diferenciais competitivos;
  • entender melhor seu público;
  • gerar leads;
  • gerar oportunidades de venda;
  • conquistar mais clientes;
  • receber feedbacks;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • fidelizar os consumidores;
  • aumentar a rentabilidade da empresa.

Reforçar os diferenciais competitivos

Você parou de comprar de uma empresa porque ela nem tem um site confiável? Quem nunca viu, não é mesmo?

Com tanta concorrência nos dias de hoje, o posicionamento online é sim uma forma de diferenciação. Quanto melhor o seu conteúdo, maior o valor percebido pelos clientes.

Entender melhor seu público

Para ter mais clareza sobre quem é a sua persona e que tipo de conteúdo está gerando mais leads para o seu negócio, com o marketing digital você consegue monitorar:

  • Engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) das pessoas com suas publicações nas redes sociais;
    visitas aos artigos do seu blog;
  • cliques nos seus anúncios, etc.
  • Análise de todos os dados possíveis, das características comuns do seu público – sejam problemas, necessidades, objetivos… – vai formar sua persona.

Gerar Leds em 2023 com Marketing Digital

No Marketing Digital, quando alguém informa o e-mail para receber um e-book, por exemplo, está sinalizando que gostou do seu conteúdo e que quer saber mais sobre o que você tem a oferecer.

Com essa abertura, o visitante (até então desconhecido) se torna um lead e fica muito mais fácil convertê-lo em cliente.

Receber feedbacks

Ao criar um relacionamento contínuo com os consumidores, eles mesmos dirão a você quais são os pontos positivos e negativos da sua empresa, e esse feedback é muito importante para melhorar seus produtos ou serviços.

Aumentar o conhecimento de marca da empresa

Você provavelmente descobriu uma marca na internet da qual nunca ouviu falar antes, certo? Bem, se sua empresa estiver bem posicionada no espaço digital, mais pessoas a conhecerão.

Estima-se que mais de 5 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os dias (sem contar as pesquisas sociais). ). Há muita chance de ser encontrado!

Quais são os cuidados necessários para ter uma boa estratégia de Marketing Digital?

Embora cada vez mais pessoas busquem soluções de marketing digital, é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem ser cruciais para o sucesso do seu negócio.

Para não cometer os mesmos erros que muitos empreendedores acabam preparando em seu dia a dia, resolvi listar alguns cuidados necessários para estruturar uma campanha digital de sucesso. Consequências:

Estudo de personas

O primeiro passo é fazer um estudo de personas. Não é raro encontrarmos empresas que estão trabalhando com marketing, mas que ainda não sabem muito sobre quem são seus possíveis clientes.

Para fazer isso, é preciso que você analise quais são os perfis de cliente ideal da sua empresa. Pode ser que exista mais de um grupo de pessoas, e está tudo bem!

Nesse momento, é importante levantar informações como:

  • quem são essas pessoas;
  • como são suas rotinas;
  • quais são seus objetivos;
  • quais são suas necessidades;
  • quais problemas elas enfrentam;
  • quais são suas objeções de compra mais comuns;
  • como a sua empresa pode ajudar essas pessoas;
  • quais produtos ou serviços são indicados;
  • qual a linguagem adequada para se comunicar com essas pessoas;
  • em quais canais de comunicação elas buscam por informação;
  • que tipo de conteúdo elas costumam consumir;
  • qual é a jornada de compra dessas pessoas;
  • o que elas valorizam em uma empresa desse segmento, etc

Análise da concorrência

A análise da concorrência também é um detalhe muito importante antes de começar a criar sua estratégia de marketing digital. Felizmente, podemos aprender muito com os fracassos e sucessos de outras empresas desse segmento.

Por isso é importante fazer um levantamento de quais empresas se destacam em seu mercado, quem são seus maiores concorrentes e organizar de lá, uma lista de empresas que vale a pena seguir.

Avalie o que elas fazem:

  • que tipo de conteúdo estão produzindo;
  • que tipo de linguagem estão usando;
  • como o público está se comportando;
  • quais são os erros que estão sendo cometidos;
  • quais ações parecem dar certo.

Entendendo essas questões a respeito da concorrência, é possível ter um olhar mais crítico sobre o que você fará de agora em diante, aproveitando para aprender com outras pessoas e não cometer os mesmos erros no seu dia a dia.

Estudo de palavras-chave

Se você quer ser encontrado na internet, faça uma boa pesquisa de palavras-chave. Nesse momento, é importante que você já conheça sua persona e saiba exatamente que tipo de conteúdo e tópicos editar.

Pensando nisso, é possível fazer pesquisa de palavras-chave usando ferramentas como SEMRush, aHref e Google KeyWord Planner para encontrar os termos mais interessantes para a sua produção de conteúdo.

Depois crie uma lista de termos que vão te ajudar a tirar as dúvidas dos seus consumidores e criar conteúdos otimizados para cada um deles. Não pense apenas no volume de pesquisas, mas também na intenção dessas pesquisas.

Análise de canais de marketing em 2023

A análise de canais é importante para te ajudar a entender onde você está hoje e onde estão os gargalos em suas estratégias. Se você já possui um site, verifique se ele contém todas as informações importantes sobre sua empresa, incluindo descrições dos produtos e serviços sendo comercializados, informações da empresa, informações de contato e outros detalhes. Um site completo, funcional e otimizado para uma boa experiência para seus clientes é a melhor forma de utilizar esses canais.

Se você faz seu marketing digital, por exemplo, para vender decorações, você precisa da qualidade do seu site avalie e as informações ali contidas oferecem aos seus clientes todo o conteúdo que eles precisam para conhecer sua empresa. Todos os produtos estão expostos? Existem características e especificações para cada um deles?

Também é interessante analisar se o blog da sua empresa é adequado: o conteúdo está otimizado? Você precisa de mais atenção? Quais são os resultados?

Até mesmo dentro dos canais, é preciso avaliar as redes sociais da sua empresa e saber se você realmente está se comunicando corretamente. Nesse sentido, é importante avaliar se você está trabalhando nas redes sociais certas, se os conteúdos e formatos editados geram engajamento, se as interações são boas ou se há necessidade de melhorar o que ali se fala.

Lembre-se que os canais de comunicação são ferramentas muito poderosas para melhorar seu relacionamento com o público, para divulgar sua empresa, os produtos e serviços que oferece.

Por isso é importante ser imparcial Análise do que está sendo feito hoje, onde o quais são os gargalos e o que precisa ser melhorado.

Um detalhe fundamental antes de começar a estruturar sua estratégia de marketing é definir a meta e os objetivos de sua empresa.

Sem uma meta pré-definida, será difícil saber quais são as melhores ações de marketing e como mensurar se você estão obtendo resultados com seus esforços.

Portanto, é importante poder definir seu objetivo antes de selecionar ações. Uma vez definido o objetivo, é hora de definir também quais são os objetivos e com que frequência eles serão distribuídos. Você vai definir metas mensais? Metas bimestrais? Ou metas semanais?

Com as metas definidas, também é possível coletar os principais indicadores de sucesso de cada uma delas, permitindo acompanhar de perto se as ações realizadas em sua empresa estão produzindo os resultados esperados ou se é preciso fazer ajustes em algum desses pontos para realmente atingir os números planejados.

Uma das vantagens do marketing digital é justamente a possibilidade de mensurar os resultados em tempo real, o que permite equipes para fazer ajustes para que os números melhorem nos próximos meses.

Falaremos um pouco mais sobre a medição de resultados e métricas mais tarde.

Como escolher as melhores estratégias de Marketing Digital em 2023?

O mercado de comunicações oferece diversas soluções para as empresas. A seguir, explicamos quais estratégias são mais utilizadas pelas empresas.

Mas antes disso, precisamos considerar algumas coisas: Diante de tantas opções de estratégias disponíveis, como escolhê-las? são os mais interessantes para o seu negócio?

Você deve ter seu objetivo e metas definidas e com base nisso definir as estratégias mais adequadas para encontrar os melhores caminhos para o seu negócio.

Como fazer Marketing Digital em 2023?

Quando se trata de marketing – afinal, é uma metodologia de vendas – é bom ter em mente o contexto, porque não existe receita pronta: o que funcionou hoje pode não funcionar amanhã e o que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra pessoa. . .

No entanto, é interessante seguir algumas fórmulas de sucesso e adaptá-las às necessidades do seu negócio — especificamente seus leads e condições de mercado.

Além de entender o contexto, a simplificação é fundamental: Dependendo do menos complexas (e inéditas) as técnicas utilizadas, maiores são as chances de testar e criar oportunidades inovadoras – e realmente obter resultados.

O primeiro passo para aumentar suas vendas é usar o marketing digital como um gerador de oportunidades considerar. A seguir, é importante analisar, definir metas alcançáveis ​​e, sobretudo, conhecer bem o seu público-alvo. Este é o processo que utilizamos para ajudar nossos clientes a obterem mais resultados!

Por isso, a internet é a forma mais segura de obter informações sobre o perfil do seu consumidor, pois as redes sociais como o Instagram são ferramentas poderosas para estreitar o relacionamento com o cliente, além de uma alternativa eficiente para garantir as melhores vendas.

Por isso separei os principais conceitos e estratégias de marketing digital que melhor funcionam. Confira abaixo:

Principais conceitos de Marketing Digital

Persona

Um dos maiores equívocos no Marketing Digital é confundir público-alvo com persona. Público-alvo é um conceito amplo com diferentes perfis de consumidores; enquanto a persona poderia ser considerada um retrato individual de uma pessoa dentro desse amplo perfil.

Quando a gente define uma persona, a gente tem a chance de não apenas reunir dados demográficos e abstratos sobre o comportamento de um lead.

Surge assim, a oportunidade de falar de humano para humano, usando dados detalhados que tornam o consumidor uma vida tão real quanto eu ou você…

Lead

Uma visão mais humanizada do potencial cliente (os “Leads”) é importante para que a empresa elabore uma estratégia que vise “nutrir” essa pessoa com tudo que ela precisa — e no momento ideal, baseado no que ela já faz — para convencê-la a comprar um produto ou serviço.

É imprescindível olhar para a ideia de leads em etapas (que por sua vez são divididas entre os setores do negócio), que pode começar com uma Landing Page no Funil de Vendas, migrar para artigos criados pelas bases do Marketing de Conteúdo, até chegar nas mãos do time de vendas — que fecha o negócio.

Funil de Vendas

Funil de Vendas é um modelo teórico que ficou popular como um “Santo Graal” do Marketing Digital — o que, pra mim, pode ser uma grande armadilha, já que um lead pode decidir fechar negócio em qualquer etapa do funil.

A jornada do cliente vai depender de um fator que a gente considera muito aqui na Orgânica: o contexto.

Cada cliente vai chegar ao seu produto, serviço ou conteúdo, de um jeito único e tentar controlar cada passo do lead na jornada de compra é sempre útil .

É esse controle que a gente chama de “funil”: como o lead passa de uma etapa para outra na familiarização com a empresa até fechar negócio — mas fica impossível fazer isso o tempo todo.

Fluxo de Nutrição

Uma das formas de conquistar a confiança do lead — e posteriormente a lealdade dele — é através de um fluxo de nutrição periódico que informe esse potencial cliente sobre o universo da empresa: dos produtos que ela vende aos valores que ela propaga.

É fundamental que o Fluxo de Nutrição seja estruturado junto à estratégia de Marketing Digital da empresa. Somado ao Funil de Vendas e às ferramentas de automação, cada parte de informação levada ao lead soluciona alguma dúvida ou problema na vida dele — levando-o a pensar na sua empresa no momento de fechar negócio.

SEO

De nada adianta produzir conteúdos de qualidade se estes não forem encontrados pelo público.

Para isso é importante dominar as técnicas de SEO — ou a “otimização para mecanismos de buscas” numa tradução literal. É o conteúdo otimizado para SEO que aparece em buscadores como a Google ou Bing — e não dá para conseguir relevância na Internet sem isso.

Mas não se engane: otimizar um conteúdo não é repetir desenfreadamente um monte de palavras-chave para indexar seus artigos nas primeiras páginas dos buscadores: é preciso pensar em alguns fatores como:

  • Escaneabilidade (facilidade de leitura);
  • Tempo de carregamento;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Elementos visuais;
  • Referências a fontes de confiança.

Além desses, há uma série de outros fatores que justificam a contratação de profissionais especializados na otimização do conteúdo para Marketing Digital.

Landing Page

Landing Pages são como cartões de visita virtuais; geralmente é o primeiro contato que uma pessoa pode ter com sua empresa.

São as informações contidas ali que transformarão o visitante do seu blog em um lead, ou até mesmo em um fã, se a sua empresa conseguir oferecer um material educativo de qualidade e que ajuda essa pessoa a resolver problemas.

As Landing Pages também servem para mostrar os seus melhores trabalhos e convencer alguém que já é um lead a fechar negócio com a sua empresa, ao invés de procurar um concorrente no seu setor. Por ser “a ponte” entre os conteúdos e o contato comercial, a landing pages é considerada um dos elementos mais importantes do Marketing Digital.

CTA

Traduzido do inglês, CTA é definido como uma “chamada para ação” (call to action) para o lead agir na direção dos seus objetivos. Sabe quando um canal no YouTube pede pra você dar um like ou se inscrever? Esse pedido de ação é uma CTA.

Dependendo do tipo e tamanho do conteúdo, uma CTA pode aparecer várias vezes ao longo do material, mas é obrigatório que ao final de um texto, vídeo ou áudio, você direcione seu consumidor a uma plataforma onde você possa “atingi-lo” mais vezes — com novos conteúdos ou estratégias que o convençam a realizar a compra de algum produto ou serviço da sua empresa.

Materiais Ricos

Materiais Ricos normalmente são usados em conjunto com Landing Pages para fazer uma troca com seu consumidor em potencial: ele te disponibiliza uma forma de contato (geralmente e-mail) e você fornece para ele um e-book (livro digital), uma planilha automatizada para orçamentar gastos da empresa, ou qualquer conteúdo que facilite a vida do visitante e que seja escasso — não disponível ao público que não “troca” uma forma de contato pelo material.

A Proteste, cliente da Orgânica, oferece uma simuladora de preços que ajuda a economizar nas compras de supermercado da região em que o lead mora.

CMS

CMS é a sigla de Content Management System (ou “sistema de gerenciamento de conteúdo“) que facilita a adição, edição, programação, e formatação de conteúdos, em portais como blogs, podcasts ou videoblogs.

WordPress.org (diferente do WordPress.com) é um dos exemplos mais famosos de CMS. Da mesma forma, plataformas como YouTube (vídeos) ou Anchor.FM (áudios para podcasts) também são considerados sistemas de gerenciamento de conteúdos.

Para utilizar CMS tradicionais como o WordPress, sua empresa paga pela “hospedagem” e gerencia nele os conteúdos que pertencerão exclusivamente a você.

Já as plataformas como o YouTube podem mudar as regras de hospedagem e manipulação de conteúdos num piscar de olhos. Por isso é muito importante se atualizar constantemente com relação às permissões e atualizações nestes tipos de CMS.

CRM

Customer Relationship Manager faz literalmente o que o nome diz em inglês: gerencia o relacionamento com clientes. Um CRM reúne, em um só lugar, todos os dados do cliente: nome, telefone, e-mail, data de aniversário, além de qualquer informação importante que o time de relacionamento precise para continuar o trabalho de aproximação com o lead.

Com os dados inseridos no CRM é possível automatizar vários gatilhos mentais, baseados nas ações que cada cliente toma no seu site ou plataforma: Assim, é possível:

  • Saber a melhor hora de enviar um e-mail com novo conteúdo (ou proposta de compra)
  • Medir o nível de interesse do cliente na compra de um novo pacote de serviços (e oferecer descontos automáticos),
  • Mandar mensagens de aniversário para aprofundar o vínculo com o ser humano do outro lado do dispositivo.

Conceito de Mix de Marketing

O mix marketing é um conceito que reúne os quatro pilares do marketing: produto, preço, localização e promoção. Toda estratégia de vendas e relacionamento com o cliente é construída em torno dessas quatro estruturas.

Embora cada um desses pilares tenha características próprias e diferentes pesos em estratégias com diferentes objetivos, eles trabalham juntos para levar o negócio adiante.

Os 4 Ps do Marketing

Os 4 Ps do Marketing se constituem como a base para o desenvolvimento de toda a estratégia. Com eles são definidas questões como:

  • Qual o produto a ser comercializado;
  • Qual o preço desse produto;
  • Onde (e para quem) você esse produto será ofertado;
  • Como a oferta desse produto será realizada.

Falar desses pilares assim de modo resumido e introdutório pode parecer básico e superficial, mas a partir dessas questões se desdobram muitas variáveis individuais. Como, por exemplo:

  • Quantos produtos serão promovidos (e o quanto esses produtos serão diferentes uns dos outros);
  • Qual a variação de preço entre esses produtos;
  • Em quais plataformas (físicas e/ou digitais) esses produtos estarão disponíveis;
  • Como cada um desses produtos será ofertado para cada tipo de persona.

Produto

Produto é o que sua empresa vai ofertar: Este produto pode ser um objeto (como uma bicicleta), um serviço (desentupimento de canos), ou até mesmo uma estrutura de ideias (um curso). Vale ressaltar que se o seu produto não for “bom”, não haverá estratégia de Marketing que seja capaz de aumentar suas vendas.

Preço

Quanto valem os benefícios que o produto vai entregar para o cliente?

É a partir dessa pergunta que deve ser definido um valor preciso para cobrir o custo que manterá o produto nas prateleiras (físicas ou digitais) com qualidade a longo prazo.

Para responder a essa questão, devem ser considerados fatores como os aspectos sociais, psicológicos, de produção, de entrega, estornos e retornos, problemas de produção e outros cálculos que interfiram na precificação do seu produto.

Praça

Onde é que você vai comercializar o produto? Acredite: até o preço influencia nessa decisão. Serão usadas plataformas digitais?  Você vai abrir uma loja online? Vender de porta em porta? Por delivery? Usar várias dessas opções de uma vez? É importantíssimo perguntar: “Onde está a persona pro meu produto?” e ir até onde ela está.

Promoção

O termo “Promoção” neste caso não se refere a descontos: é sobre promover o produto; é sobre criar a ponte de comunicação e interação entre a marca e a persona a ser atingida.

Você pode até saber onde está seu potencial cliente, mas se você não souber falar a língua dele — e falar no momento de compra dele — você certamente terá dificuldades, mesmo que o seu produto seja o melhor no mercado.

Propagação

Depois que o conteúdo foi produzido, publicado e promovido, quais serão as formas de expandir essa promoção?

Muita gente pensa que Inbound e Outbound Marketing são antagônicos quando o assunto é propagação, mas conseguir destaque na primeira página do Google sem pagar por anúncios é muito difícil — aí entra o Outbound que, quando bem utilizado, pode ajudar no processo de levar o conteúdo para ainda mais pessoas.

Personalização

Neste item, a ênfase recai sobre a necessidade do conteúdo da empresa refletir a identidade da persona com precisão cirúrgica.

Ao entender a persona e replicar os gostos dela, um visitante vira um curioso; um curioso vira um lead; um lead vira fã, e um fã se torna consumidor — que depois propaga a marca por conta própria, promovendo-a nos próprios perfis ou no mundo offline, no tão conhecido Marketing “boca a boca”.

Precisão

Focar na Precisão é o caminho para se corrigir onde está errando e prosseguir onde se está acertando, através de dados exatos, oferecidos por ferramentas como Analytics e Semrush.

A mensuração deve ser contínua. Geralmente, nesta parte da precisão, é acionada a “Área criativa” da empresa que, dentre outras atividades, é responsável por:

  • Pesquisar conteúdos com possibilidades de receber bastante acessos;
  • Fazer análises baseadas em dados;
  • Apresentar os resultados da estratégia para a empresa contratante.

Estratégias de Marketing Digital em 2023

O que é Inbound Marketing e como funciona?

Inbound marketing é a nossa especialidade! O objetivo é conquistar o cliente com conteúdo relevante. Dessa forma, as empresas buscam entender as necessidades dos consumidores para, então, construir um canal de comunicação com essas pessoas com o objetivo de oferecer uma solução para seus problemas.

O que é Marketing de Conteúdo e como funciona em 2023?

A principal função do marketing de conteúdo é posicionar sua marca no lugar certo, na hora certa e para a pessoa certa. Melhor ainda, ele é capaz de deixar sua marca no coração das pessoas, das quais muito se orgulha!

Isso significa que o marketing de conteúdo não apenas fornece educação e informações relevantes para o público, mas também resolve as preocupações das pessoas para garantir que elas se tornem futuros clientes do seu negócio.

Seja uma pessoa prática, econômica e opção rápida.

O blog é a maneira mais comum de direcionar tráfego para seu site porque é fácil de gerenciar, fácil de desenvolver e tem baixo custo de manutenção.

Contudo, para que essa estratégia gere um resultado positivo, é importante que você leve em consideração quatro etapas:

  1. seja estratégico na criação de seu conteúdo. Ou seja, crie pautas com informação relevante;
  2. tenha um cronograma para as postagens;
  3. otimize o texto para o Google usando as práticas de SEO;
  4. vá além do texto: diversifique o tipo de comunicação criando infográficos, podcasts, vídeos entre outros.

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aUTOR: vERGILIO tOLEDO

Desenvolvedor Web / Mobile, Especialista SEO.

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