Se você procura informações sobre como fazer marketing digital para arquitetos em 2022, esse post é para você. A equipe de redatores da Connect web marketing Preparou tudo que você precisa saber na atualidade para se dar bem e alavancar seu escritório.
O marketing digital para arquitetos é uma das melhores formas de atrair e converter novos clientes. Como a maioria das pessoas tem presença na internet, incluindo seu público-alvo, ficar longe dela pode ser uma perda de tempo.
Com uma estratégia bem desenhada, é possível criar sites, catálogos online, redes sociais e outras alternativas para atrair e converter clientes. Então, se você é arquiteto e quer usar uma boa estratégia de marketing digital, algumas dicas podem ser úteis.
Por que usar o marketing digital para arquitetos em 2022?
Atualmente, as estratégias de marketing digital estão presentes em todos os segmentos, pois a presença na internet é muito forte. De fato, essa conexão tornou-se indispensável, pelo menos nos dias de hoje.
Empreendedores de todos os segmentos precisam aprender técnicas para aplicar em seus negócios para atrair e fidelizar novos clientes. Para isso, é necessário desenvolver uma boa estratégia de marketing digital para que os arquitetos consolidem sua marca no mercado.
Se você comparar as técnicas de marketing digital com as tradicionais, pode dizer que são mais econômicas e atingem um número maior de pessoas. Além disso, essa estratégia também é menos invasiva.
Mas antes de criar marketing digital para arquitetos, você precisa conhecer sua personalidade. Isso porque dentro dessas estratégias, você se comunica diretamente com os usuários.
Em outras palavras, as estratégias de marketing digital para arquitetos devem ser pensadas para atingir o público desejado. Por isso, o primeiro passo para obter os resultados desejados é conhecer a personalidade do seu negócio.
Estratégias de Marketing Digital para Arquitetos
Hoje em dia, um mundo sem acesso à Internet é inimaginável. Graças aos avanços da tecnologia, a comunicação entre as pessoas tornou-se mais fácil. E não é diferente com as empresas.
A internet tornou mais fácil promover seus serviços. Além disso, é essencial alcançar novos clientes. Então, se você quer aumentar a visibilidade do seu negócio, vale a pena conhecer as estratégias de marketing digital para arquitetos:
Criar um site em WordPress
Como a maioria das pessoas pode imaginar, criar um site requer um investimento. No entanto, ainda mais importantes são as estratégias de marketing digital para atingir o público-alvo desejado.
Vale ressaltar que as redes sociais não substituem um site profissional. Afinal, quando os usuários entram no seu site, eles têm acesso aos seguintes conteúdos: seu portfólio, informações sobre seus serviços, blog com conteúdo relevante e contato direto com você.
Além disso, se você deseja obter um alcance ainda maior, precisa ter uma boa classificação na página do Google. Mas há mais benefícios em criar um site otimizado e bem estruturado, a saber:
- Fornece um canal de entrada fácil para novos usuários;
- Mais facilidade e eficiência na publicação de novos conteúdos;
- Expandir o seu negócio no mercado, sem qualquer limitação geográfica;
- Possibilidade de expandir seus serviços na região;
- promoção da sua marca e apresentação dos seus serviços;
- Melhor serviço para usuários e clientes.
Criar um Blog em WordPress
Hoje em dia, a maioria das pessoas está constantemente conectada à internet. De acordo com os dados, os brasileiros passam cerca de 15 horas por semana assistindo a vídeos, além de buscar conteúdo em buscadores ou redes sociais.
Além disso, outra nota que vale a pena mencionar, cerca de 93% de todas as compras feitas começam com uma pesquisa na internet. Portanto, se você deseja alcançar novos clientes, vale a pena migrar sua empresa para o mundo digital.
Existem várias maneiras de fazer isso, uma das quais é criar um blog de negócios. Isso possibilita o compartilhamento de conteúdo relevante com os usuários, o que é essencial para o marketing digital dos arquitetos.
Criar conteúdo de alta qualidade para sua audiência
Depois de conhecer seu público-alvo e criar um site ou blog para o seu negócio, é hora de começar a desenvolver conteúdo de qualidade. Afinal, os usuários encontram sua página, ou mais precisamente suas palavras-chave, por meio de pesquisa.
Existem algumas ferramentas para ajudar os desenvolvedores a entender como as pesquisas são realizadas. Um deles é o Google Keyword Planner, que te ajuda a desenvolver conteúdo de qualidade para qualquer nicho.
Para conseguir um bom posicionamento nos buscadores, existem diferentes tipos de conteúdo, como: B.: e-book, vídeos, podcast, blog post e outros. Você precisa descobrir o que seu público prefere para poder sempre criar algo que chame a atenção deles.
Você também precisa responder às principais perguntas dos usuários e apresentar e desenvolver conteúdo que ajudará a resolver seus problemas. Vale ressaltar que seu conteúdo precisa ser bem específico e voltado para um nicho específico.
Criar conteúdo em Mídias sociais
Investir em mídias sociais é muito importante, pois os arquitetos precisam que as pessoas vejam seu trabalho para que possa gerar interesse e despertar desejo. A arquitetura é uma área que precisa de presença, pois só com presença é possível abrir novos caminhos e conquistar novos clientes.
Instagram e TikTok podem ser redes sociais que podem proporcionar essa visibilidade aos arquitetos, aliadas a estratégias de marketing, campanhas, promoções e outras oportunidades que as redes proporcionam.
Além disso, para uma presença positiva nas redes sociais, é importante investir em fotografia de qualidade, com tratamento adequado, boa iluminação e, se necessário, produção.
Para que a foto represente o trabalho finalizado da melhor forma possível! A produção pode ser interessante quando se trata de decoração e design de interiores, já que um ambiente muito produtivo tem seu valor!
Campanhas de marketing
Alguns arquitetos optam por estratégias menos agressivas, como B. Usando SEO, hashtags adequadas para gerar tráfego totalmente orgânico. Outros já estão investindo em campanhas mais agressivas, com campanhas patrocinadas, vídeos pesados e alimentação constante das redes sociais, quase alcançando o status de digital influencer para aumentar sua exposição.
Oferecer parcerias também é uma estratégia interessante para demonstrar o trabalho e pode ser muito interessante dependendo da escala das parcerias firmadas!
Sorteios e brindes podem funcionar bem para diferentes setores, mas para arquitetura essa pode não ser a melhor estratégia, pois os serviços são totalmente personalizados. Mas quando se trata de aconselhamento online, pode ser interessante usar essa estratégia.
Brindes e truques digitais têm um bom alcance e permitem que novos usuários alcancem suas redes. Outro investimento que vale muito a pena é em SEO e ADS no seu site para que você consiga uma boa classificação no Google.
Use as redes sociais para fortalecer o engajamento
Por último, mas não menos importante, o marketing digital para arquitetos também requer redes sociais para fortalecer o engajamento, como mencionamos anteriormente.
Por fim, esses sites são excelentes canais de interação que garantem um bom relacionamento cliente-empresa. Mas para que isso aconteça, lembre-se de usar a persona para controlar suas publicações.
E aproveite para usar as redes sociais para atingir seu público, sempre com respostas rápidas às perguntas feitas, criação de enquetes e carretéis interativos para engajar seu público.
É um investimento que realmente compensa porque você vai pagar com o aumento da sua audiência, fidelização e interação, além de aumentar a relevância do seu trabalho nas buscas dos principais buscadores.