O que é funil de vendas de marketing digital em 2023? Monte o seu agora mesmo!

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Funil de Vendas 2023

O que é funil de vendas de marketing digital em 2023? Monte o seu agora mesmo!

Índice

Você já ouviu falar em funil de vendas? Vamos ajudá-lo a criar a estratégia ideal para fidelizar seus clientes!
Sua empresa tem um site profissional, uma estratégia de inbound marketing e muitos leads, mas as vendas parecem não acompanhar os números de crescimento das ações do digital marketing?

Estratégia de Funil de Vendas em 2023
Estratégia de Funil de Vendas em 2023

Talvez seja porque o funil de vendas da sua empresa ainda não é o ideal. A perda de interesse do cliente pode não voltar e nós definitivamente não queremos isso.

É importante que haja um bom planejamento nessa área, pois isso afetará absolutamente todos os resultados que seu negócio alcançar – ou deixar de alcançar se o planejamento for mal feito.

O funil de vendas do marketing digital é indissociável da jornada de compra do cliente e são dois pontos-chave a serem analisados. Se você deseja obter resultados mais significativos, é hora de prestar mais atenção aos dois tópicos que discutiremos a seguir.

O que é a jornada de compra em 2023?

Para se aprofundar no conceito de funil de compra, você precisa entender como funciona a jornada de compra. Ambos são conceitos fundamentais no inbound marketing e merecem sua atenção.

O termo jornada de compra, por mais bonito e engenhoso que pareça, não é uma jornada longa. É um processo composto por etapas relacionadas ao usuário e à sua marca, por onde o lead passa até finalmente decidir se tornar um cliente.

A jornada de compra pode ser dividida em 4 conceitos principais: Aprender e descobrir , identifique a necessidade, pondere a solução e decida pela compra.

Para planejar com eficiência, você precisa entender detalhadamente o que se passa na mente de cada pessoa em cada etapa da jornada de compra. Dessa forma, você pode adequar a abordagem do seu cliente em potencial ao momento em que ele está passando na jornada.

Agora, vamos dar uma olhada rápida em cada estágio da jornada de compra:

Aprenda e descubra: é aqui que começa a jornada do consumidor. No começo, o consumidor não tem uma ideia clara do que precisa, não sabe se tem um problema ou uma oportunidade a ser aproveitada.

Ele sabe que precisa de algo, mas não sabe por que ou o quê exatamente. Ele não tem ideia de que precisa de um produto para esses problemas e o interesse do consumidor deve ser despertado nesta fase por meio da descoberta de seu conteúdo.

Nessa fase, eles querem saber mais sobre o assunto e sua marca precisa se posicionar como referência para eles.

Reconhecer a necessidade: Através da busca e seu conteúdo, o usuário entende o problema que está enfrentando bem como as implicações de não resolver este problema.

Aqui ele entenderá a situação em que se encontra e buscará soluções. É importante que seu conteúdo mostre ao cliente que você pode ser essa solução.

Consideração da solução: Dentre as soluções buscadas pelo comprador haverá várias opções diferentes e será o momento em que ele avaliará qual é a mais adequada para o seu caso.

O importante aqui é poder reforçar a importância de resolver essa questão para que o comprador não procrastine. Dentre todas as opções que ele considera, provavelmente irá para aquela que mais esteve presente nas outras fases.

Decisão de compra: Depois de estudar todas as suas opções e descobrir qual delas se adapta melhor às suas necessidades, é hora de decidir qual solução adotar.

Portanto, se você conseguir articular claramente as diferenças entre seu produto e serviço, o comprador terá mais chances de escolher sua solução do que as outras que pesquisou.

Jornada de compra do cliente
Jornada de compra do cliente

Como conhecer a jornada de compra em 2023 pode me ajudar a aprimorar meu funil de vendas?

Entender as etapas da jornada de compra do cliente torna o planejamento de vendas um processo com um objetivo muito mais claro e menos propenso a erros, garantindo que o cliente mantenha contato com sua empresa.

E não apenas para que ele compre novamente sua empresa, mas que confiem nele e o vejam como uma referência que merece ser exposta na rede de contatos.

Como fidelizar o cliente? Entregar conteúdos bem estruturados e unir as áreas de marketing e vendas para construir o relacionamento entre negócio e lead. Se você responder às perguntas feitas na Jornada do Consumidor, é bem provável que o mesmo cliente volte para buscar soluções com você.

Afinal, você prefere comprar de alguém que você já conhece e sabe que conhece Compreender o produto, vender ou prefere comprar de um lugar diferente a cada vez?

O que é o funil de vendas de marketing digital em 2023?

O funil de vendas é um método criado para alinhar a jornada que o cliente percorre conforme mostrado acima com o interesse em fazer negócios com sua empresa.

O funil é a combinação do gatilho e da qualificação do lead. Lembra que falamos sobre a importância de ser uma referência para potenciais clientes? Isso também será importante aqui.

Como você pode ver, os conceitos de funil de vendas e jornada de compra do cliente são inseparáveis. O conteúdo do funil de vendas pode ser dividido em topo, meio e fundo do funil, dependendo dos interesses do cliente. Veja um pouco mais sobre essas definições a seguir:

Saiba o que é Topo de funil de vendas em 2023

É considerado por muitos, topo de funil de vendas a primeira etapa do funil, e é aqui que os usuários sentem a necessidade de algo ou têm um problema que precisa ser resolvido e que não ocorria antes. Aqui, através do contacto com a sua empresa, os potenciais clientes tomam conhecimento da situação em que se encontram.

Aqui temos de esclarecer o utilizador. Como mencionamos anteriormente, oferecer conteúdo é a melhor forma de manter alguém. Fornecer ao usuário conteúdo na forma de blog posts, e-books, infográficos e textos, que podem ser visualizados e baixados após o cadastro no formulário da empresa.

A partir do momento em que o usuário fornece esses dados, ele se torna um lead e Prossiga para o próximo nível do funil.

Saiba o que é Meio do funil de vendas em 2023

Agora não trabalhamos mais com usuários comuns, mas com nossos leads. Seus leads querem que os problemas identificados no topo do funil sejam resolvidos e precisam de suporte para isso. Lembre-se, você deve se tornar a referência dele.

Como ele pode resolver esses problemas? Através do seu conteúdo, das informações fornecidas e até mesmo de alguns produtos/serviços bem específicos que você oferece.

O mais importante no meio do funil é não ter pressa. Não sinta vontade de apertar a garganta dos vendedores em busca de leads. Isso acabará por atrapalhar o processo e afastá-lo. Ao qualificar os leads com o respaldo do que foi pesquisado nas etapas anteriores, você pode ter a certeza de que seu lead está pronto para chegar à parte final do funil de vendas.

Fundo do funil de vendas em 2023

No fundo do funil, é hora de colher as recompensas geradas pelos esforços de qualificação de leads. Durante a viagem foram estimulados a confiar e gostar da sua empresa e dos seus produtos/serviços. O seu negócio é relevante para eles, e é o seu negócio que vai acabar com os problemas que eles identificaram.

Como o seu negócio agora é um refúgio de confiança para o lead, o momento perfeito para a venda é direcionado para . Assim o processo se torna mais suave e menos invasivo. Para o lead, não se trata apenas de pagar por algo, é algo em que ele confia plenamente.

E como você é a melhor referência que eles têm sobre o assunto, são os serviços Seu negócio, o prospect (etapa antes do cliente em o funil de vendas) vai precisar.

Com essa metodologia, a conversão de leads em clientes será muito mais eficaz e suas vendas serão mais consistentes.

Quais são as etapas do Funil de Inbound Marketing em 2023?

É pensado sobre, definir o funil de vendas em 5 fases principais e cada uma delas requer um trabalho específico que pode mudar o jogo na captação de clientes.

Nas fases sua empresa deve ser parceira do usuário e esclarecê-lo e a ele para passar do status de lead para prospect e eventualmente se tornar seu cliente.

Etapa 1 – Atração de Visitantes

Na primeira fase, atração, é hora de criar visibilidade para sua empresa. Por meio de estratégias de conteúdo, você precisa fazer com que os usuários da Internet visitem seu site e conheçam sua marca.

O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de atrair clientes, pois difere do marketing tradicional por não ser intrusivo e fornecer conteúdos sobre temas de interesse do público. Já pensou em criar um blog para o seu negócio?

O conteúdo otimizado com técnicas de SEO torna-se a porta de entrada para novas pessoas conhecerem o seu negócio através de informações relevantes.

O mesmo vale para as redes sociais redes redes: Se o conteúdo for preparado pedagogicamente e apelar ao público-alvo, eles serão direcionados para o seu site.

Etapa 2 – Conversão em Leads

À medida que as visitas do seu site aumentam, é hora de converter esses visitantes em leads.

Uma vez que um visitante deixa suas informações pessoais em troca de algo, ele se torna parte de sua base de leads.
Que existem duas maneiras de converter um lead: direta e indireta.

A conversão direta ocorre quando o visitante preenche um formulário de compra. A conversão indireta diz respeito aos casos em que o formulário preenchido fornece acesso a um conteúdo educacional desse tipo concede isso enriquece a jornada de compra do visitante.

Não se precipite: nem todo lead gerado por uma conversão indireta já está preparado para ser abordado pela venda. Esteja atento ao ciclo de vendas da sua empresa e saiba o momento certo de mover o lead até o funil – especialmente em casos mais complexos como B2B (business-to-business).

Como forma de economizar visitantes, o remarketing pode que não se tornaram leads naquele momento.

Etapa 3 – Relação com os leads

Ao longo da jornada de compra, você encontrará leads em diferentes estágios de interesse. Seu conteúdo precisa falar com cada um dos leads em cada estágio.

Após a conversão, você precisa nutrir os leads; H. Oferecer conteúdo relevante para ajudá-los a avançar na jornada de compra e chegar ao momento da decisão.

Foco em oferecer um atendimento e comunicação o mais personalizado possível e que consiga transmitir com clareza a essência do seu negócio.

Em uma era totalmente robótica é imperativo que a comunicação com leads não dá a impressão de que é apenas mais um código na base de leads.

Você pode agir usando e-mail marketing, SMS, fluxos de automação de marketing e outros usos para fortalecer o relacionamento com o lead.

Etapa 4 – Vendas e Oportunidades

Vender é o principal objetivo de qualquer funil de marketing em 2023. E aqui está o ponto chave, saber se o lead está ou não pronto para fazer a compra.

Se você estiver usando uma ferramenta de automação, precisa estar familiarizado com o conceito de lead scoring, nada mais como um indicador através pontos que indicam se o lead está pronto para realizar a compra ou não.

Se a jornada de compra foi bem-sucedida, as chances do lead concluir a compra são bastante altas. Seus vendedores direcionarão o cliente com as informações que consumiram e não terão que impor nada que já conheçam e acreditem.

Etapa 5 – Análise de Resultados

Ao Terminar da jornada de compra, é hora da gestão tomar uma atitude.

Examine cada ação e cada etapa dentro das estratégias utilizadas e veja quais foram os gargalos e o que pode ser melhorado. Por meio de métricas de marketing digital, você consegue melhorar o processo a cada venda realizada e seu funil está em constante otimização.

Como fazer meu funil de vendas de maneira eficaz em 2023?

A sugestão é planejar uma estratégia de marketing digital eficaz, para que seus resultados sejam mais expressivos. E para que isso aconteça, nós te damos algumas dicas:

Entenda a jornada de compra

Você conhece os problemas pelos quais seu cliente passa antes de chegar até você? Que tal pesquisar o público-alvo da sua marca e conversar com alguns deles para saber exatamente como foi o processo de aquisição do seu produto/serviço? Quais foram os motivos? Teve gargalos? Como poderia ser melhor?

Marque os momentos-chave do processo de vendas

Existem vários capítulos na jornada de compra que podem afetar a decisão final de seus leads. Identifique os principais pontos de virada no funil de vendas para entender melhor o que seus leads estão procurando.

Como mencionado anteriormente, gargalos no processo podem afastar o lead e até impedi-lo de encontrar a solução. solução que você precisa. Cabe a você e sua empresa ajudar o lead a conseguir isso.

Conhecer os momentos-chave do processo de vendas pode ajudá-lo a focar sua atenção e agilizar o funil.

Você está pronto para estudar o funil de vendas da sua empresa e melhorá-lo em 2023?

No mercado atual de 2023, quando se trata de marketing digital, uma das maiores falhas das empresas é converter leads e manter um bom relacionamento com clientes e visitantes de seus sites. Parte disso se deve ao desconhecimento e ao ruído no processo de venda, o que acaba prejudicando a captação de novos clientes.

E como queremos melhorar sua venda, vamos deixar claro: não dê up em seu cliente após a venda. Esperamos que essas dicas o ajudem a melhorar os processos de vendas e marketing de sua empresa. E se o seu negócio precisa de ajuda para criar e melhorar o funil de vendas, que tal marcar uma hora para falar com a agência Connect web marketing?

Quer um exemplo da nossa boa otimização de funil de vendas? Dê uma olhada em uma de nossas histórias legítimas de sucesso de marketing digital, onde a aquisição mensal de clientes aumentou em mais de 3.000%!

 

aUTOR: vERGILIO tOLEDO

Desenvolvedor Web / Mobile, Especialista SEO.

Whatsapp: (16)99236-8989

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